Hoje teve início o primeiro encontro do Curso de Formação de Mediadores na Administração Pública, promovido pela ESDM – Escola Superior de Direito Municipal, em formato in company, exclusivamente para a Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre (SMF/POA). A capacitação é exclusiva para servidores da SMF e visa fortalecer a cultura do diálogo, da escuta ativa e da resolução consensual de conflitos no âmbito da gestão pública.
O Diretor‑Geral da ESDM, Dr. Rafael Ramos, deu as boas‑vindas aos participantes, destacando a importância da capacitação e da parceria com a SMF para o fortalecimento de uma cultura institucional voltada ao diálogo, à escuta e à construção de soluções na gestão pública.
A aula inaugural também contou com a presença e breves falas da Secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre, Sra. Ana Maria Pellini; da Superintendente da Receita Municipal, Sra. Sandra Marlusa Severo Quadrado; da Procuradora Municipal de Porto Alegre e Coordenadora da Central de Conciliação da PGM/POA, Dra. Patrícia Dornelles Schneider; da Procuradora Municipal de Porto Alegre e Mediadora na Câmara de Mediação e Conciliação de Porto Alegre, Dra. Aline Cándano Peixoto; e do Coordenador da Câmara de Mediação e Conciliação Tributária da Secretaria Municipal da Fazenda (CMCT/SMF), Sr. Pierre Zilio Marto Flores.
Todos destacaram a mediação como instrumento inovador e transformador no serviço público, promovendo o diálogo, o consenso e a construção de soluções eficazes para os desafios da administração.
A condução da aula ficou a cargo do Dr. Ricardo Dornelles, também Coordenador do Curso, que apresentou os fundamentos, a proposta pedagógica e os objetivos da formação.
Este é o primeiro dos 28 encontros, que ocorrerão entre 2 de setembro e 13 de novembro de 2025, totalizando 100 horas-aula. O conteúdo está dividido em quatro módulos, com foco teórico e prático, que abrangem desde os fundamentos e princípios da mediação até a aplicação prática em contextos administrativos e fiscais.